Pri recomenda: presenteie com livros infantis

Estava aqui matutando sobre o que recomendar nessa semana…
ia falar de um filme que vi esses dias, muito bom por sinal, mas daí olhei pra estante e me deparei com meus livros infantis. E me dei conta que adoro ganhar bons livros infantis.

Então, porque não?

Bons livros infantis nos lembram como é bom ter imaginação de criança, como é boa a sensação de descoberta, de aprender, como é bom brincar e olhar o mundo de um jeito especial, único.

Vou falar de 3 livros:

Um que foi importante na minha infância: Óculos para Luzia

Óculos para Luzia

Esse foi um livro que li quando criança, depois que comecei a usar óculos, lá pelos 6 ou 7  anos. Minhas queridas tias Marta e Marcia devem ter comprado  (foram elas me introduziram ao mundo da leitura). O livro conta a história de Luzia, uma menina que parecia viver no mundo da lua, que confundia tudo e todos até começar a usar óculos. E que após se adaptar aos óculos, aprende que ao tirá-los pode enxergar o mundo de um modo único, só dela. Lembro que as ilustrações do livro eram embaçadas, desfocadas para representar a miopia da personagem.

De verdade, já não sei se é um bom livro, mas sim que marcou um bocado minha infância e que me fazia me sentir especial por descobrir que ao tirar os óculos podia enxergar um mundo só meu.

Óculos para Luzia
Vassilissa
Editora Ática

………….

Um que comprei no início de 2011: Vizinho, Vizinha

Vizinho, vizinha

Esse ano decidi montar uma coleção de livros infantis e esse foi um dos primeiros livros que comprei. Coisas que gostei nele:

1. foi construído por três ilustradores: Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Melo. Adoro projetos colaborativos.
2. conta a história de 2 vizinhos de apartamento que não se conhecem. Adoro quando abordam temas urbanos em livros infantis.
3. cada ambiente (apartamento 1, corredor e apartamento 2) recebe um tratamento visual diferente. Adoro mistura de linguagens.
4. Além de tudo isso a história sobre como combater a solidão na metrópole é contada com muito bom humor!

Vizinho, Vizinha
Roger Mello
Cia das Letrinhas

………….

Um livro que ganhei: Assim ou assado?

Assim ou Assado?

Não sei se devo categorizá-lo como livro infantil ou livro-imagem ou livro-objeto ou livro-brinquedo… então, vou deixar apenas como sendo um livro beeeem legal!
Ganhei do André há umas duas semanas e adorei! É um livro de Dobroslav Foll, um artista Tcheco, que propõe ao leitor, um jogo muito interessante de percepção visual.

É simples, pequeno, divertido e nada pretensioso. Vale a pena!

Assim ou assado?
Dobroslav Foll
Cosac Naify

………….

Ufa! terminei!
Queria que tivesse saído antes do Natal…
Se bem que todo dia é dia de presentear com um bom livro, não é mesmo?

Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

